Você está pensando em contratar um fotógrafo? Descubra o que você precisa saber antes de tomar sua decisão!

Se você está pensando em contratar um fotógrafo para um evento, deve ter se lançado numa busca que vai te levar a uma lista de 2 ou 3 possíveis fotógrafos.

Nessa hora, você precisa encontrá-los pessoalmente para ver se você se sente confortável com eles, como primeiro passo.

Nunca é demais enfatizar o quanto isso é importante – quase tão importante quanto as habilidades do fotógrafo por trás da câmera.

Você passará bons momentos com esse profissional e, se estiver à vontade, não apenas se divertirá mais, como terá fotos melhores.

Isso é vantajoso para ambas as partes. Além de seu instinto, faça essas perguntas antes de escolher um fotógrafo.

#1. Em que estilo você se especializou?

Por que você quer saber: a maioria dos fotógrafos usa uma mistura de vários estilos diferentes de fotografia, mas convém garantir que eles também possam fazer aquilo que é importante para você.

Você não pediria a Monet para pintar um Picasso, certo?

Saber qual é o estilo que um fotógrafo gosta de seguir e estar confortável com ele vai te proporcionar melhores resultados.

#2. As fotos serão retocadas? Isso será feito antes de eu ver as provas?

Por que você quer saber: essas são as técnicas que as revistas usam para deixar suas fotos perfeitas.

Alguns fotógrafos irão editar todas as fotos, enquanto outros mostrarão fotos originais e irão editar apenas as fotos que você pedir.

#3. Quantos eventos você fez, e quantos você faz em um ano?

Você pode substituir a palavra eventos pela sua ocasião, podendo ser casamentos, batizados, ensaios de gestante, newborn e etc.

Por que você quer saber: você só tem uma chance de ter boas fotos em seus eventos, então você vai querer encontrar alguém que saiba como fazer um bom trabalho.

Nesse sentido, experiência é indispensável para garantir que um bom trabalho seja feito no seu evento, não é mesmo?

#4. Você fotografa tanto digital quanto em filme?

Por que você quer saber: embora máquinas digitais sejam mais comuns hoje em dia, a fotografia com filme teve um ressurgimento.

Se você quiser optar pelo filme, certifique-se de que o seu fotografo tenha experiência e habilidades necessárias para atender você no seu formato predileto.

Contratar um Fotógrafo

#5. O que exatamente está incluso no seu pacote?

Por que você quer saber: ao comparar preços, verifique se as impressões, os álbuns e as provas, bem como as coberturas extras, estão dentro do pacote.

Todos eles podem alterar custos de forma significativa.

Não é necessariamente algo ruim se, por exemplo, um álbum não estiver incluso – você sempre pode fazer isso por conta própria ou comprá-lo separadamente.

Mas, você quer ter certeza de tudo que está comprando para poder obter o melhor pacote possível.

#6. Quanto tempo de cobertura irei receber?

Por que você quer saber: se as horas extras lhe custarem uma tonelada, você poderá planejar suas horas de acordo com seu orçamento.

Por exemplo, se você tem 6 horas de cobertura, mas seu fotografo cobra uma enorme taxa por horas extras, você pode optar por mudar um pouco a ordem das coisas no seu evento.

Ou você pode optar por um pacote um pouco mais longo para evitar ter que pagar por horas extras.

#7. Você será meu fotógrafo de verdade, ou será um de seus associados?

Por que você quer saber: não assuma que o João da João Fotografia irá tirar as suas fotos.

Isso não significa que os associados do João sejam ruins, mas você também vai precisar ver as fotos desse associado para tomar uma melhor decisão.

Sendo assim, sempre pergunte quem irá fazer as suas fotos para evitar surpresas no dia do seu evento.

#8. Você tem fotógrafos reserva que poderão fotografar caso você sofra um acidente?

Por que você quer saber: se você contratar uma empresa de fotografia, você terá um fotógrafo de backup em caso de algum acidente.

Por isso é importante você saber que seu evento está seguro caso algum problema, eventualidade ou fatalidade aconteça com o seu fotografo.

#9. Você tem um segundo fotografo ou assistente? Existe uma taxa adicional?

Por que você quer saber: ter um segundo fotografo permite que você cubra mais terreno e pode lhe dar 2 perspectivas em momentos importantes.

Mas isso pode ter custo extra. Por isso, nada mais justo saber qual é esse custo, caso você queira ter a opção de fotógrafos extras.

Contratar um Fotógrafo

#10. Quanto tempo devo esperar para ver as fotos?

Por que você quer saber: você vai querer ver as fotos o quanto antes possível, e a espera pode ser agonizante.

Mas, se você souber, desde o início quanto tempo terá que esperar para ver as primeiras imagens, você pode gerenciar suas expectativas e deixar o profissional trabalhar.

#11. Você já fotografou no local do meu evento antes?

Por que você quer saber: seu fotógrafo deve estar ciente de quaisquer necessidades de iluminação ou problemas específicos do espaço.

Se eles nunca fotografaram no local, eles devem estar dispostos a conhece-lo de antemão para evitar problemas futuros.

#12. Você traz seu próprio equipamento de iluminação?

Por que você quer saber: isso não apenas vai permitir que você saiba se vai precisar fornecer iluminação adicional, bem como vai te dar certeza de que o equipamento do seu fotografo será suficiente.

É importante que você saiba que o seu fotografo está pronto para realizar o trabalho, ou se ele vai precisar de apoio na iluminação de sua parte.

Agora você já sabe o que precisa descobrir antes de contratar um fotógrafo

Quando o assunto é fotografia, a expectativa é sempre alta.

Sempre queremos ter a melhor fotografia possível para nosso evento.

Afinal de contas, muitas vezes estamos realizando sonhos, e queremos o melhor tipo de cobertura possível.

Por outro lado, muitas vezes, não saber como contratar um fotógrafo faz com que cometamos pequenos deslizes, ou deixemos de prestar atenção a alguns detalhes.

Hoje, selecionamos algumas perguntas importantes que você pode fazer para o seu potencial fotógrafo, para garantir que vocês estejam prontos para seguir adiante.

Esperamos que essas perguntas tenham ajudado você a descobrir tudo que precisa antes de contratar um fotógrafo. Para conhecer nosso trabalho de fotografia profissional em Belo Horizonte e região metropolitana, entre em contato: AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros