Existem muitas dúvidas com o assunto sobre amamentação, um ato tão importante para o vínculo mãe e bebê e repletos de benefícios para ambos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida dos bebês e recomenda que as mamães amamentem seus filhos por até dois anos ou mais. No entanto, o ato de amamentar ainda gera muitas dúvidas entre as mamães. Por isso, a blogueira enfermeira e Mãe Camilla Ribeiro esclarece os principais mitos e verdades da
amamentação.

foto recem nascido newborn em BH

Amamentar dói? – NEM MITO. NEM VERDADE.
Nos primeiros dias as mamas podem ficar inchadas e doloridas, mas se os sintomas permanecerem ou piorarem, um especialista deve ser consultado para indicar o melhor tratamento.

Se eu não amamentei meu primeiro bebê, não conseguirei amamentar o segundo? – MITO. Mesmo que não amamente o primeiro filho por alguma razão, é possível amamentar sim o segundo.

Existe uma posição ideal para amamentar? – VERDADE.
É importante que o bebê faça a pega correta da mamada. A boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios virados para fora e abocanhando a aréola, e não só o bico do seio, o que ajuda a extrair a quantidade de leite adequada e evita machucados no seio da mãe.

Meu peito rachou. Devo parar de amamentar? – MITO.
A indicação da interrupção deve ser avaliada em conjunto com um especialista, uma vez que pode trazer outro problema, como o empedramento da mama.
Corrigir a causa do aparecimento do machucado é sempre indicado, muitas vezes uma simples correção de pega já é suficiente. A lanolina 100% natural poderá ajudar na reparação mais rápida da lesão.

Não tenho bico para amamentar – MITO.
Não importa como é o bico da mãe (plano, invertido etc), o bebê conseguirá ser amamentado se fizer a pega correta. Mas o uso do corretor de mamilos pode ajudar.

Meu leite é fraco – MITO.
Não existe leite mais fraco ou mais forte, já que cada mãe produz o leite adequado para seu bebê. O importante é procurar esvaziar a mama e o bebê mamar regularmente.

Tive mastite por causa do excesso de leite – VERDADE.
Como a mastite é a inflamação das glândulas mamárias, o ideal é não permitir o acúmulo do leite através de massagens e extração.

Água quente desempedra o leite? – MITO.
Para desempedrar o leite é indicado realizar massagens e retirar o excesso através de bombas para o armazenamento. Compressas de água fria são bem- vindas quando há dor e inflamação.

O leite materno pode ser congelado – VERDADE. O saco de armazenamento de leite, feito especialmente para este fim, deve ser imediatamente guardado na geladeira, no congelador ou no freezer.

Machucados nos seios podem ser prevenidos ou tratados tomando sol ? – VERDADE.
Tomar sol nos seios ajuda na prevenção de rachaduras e também na recuperação de pequenas lesões, a vitamina D presente no sol auxilia na cicatrização da pele.

Prótese de silicone atrapalha a amamentação? – MITO. Nem implante de silicone, nem mamoplastia comprometem a produção de leite
ou interferem na amamentação. A prótese de silicone precisa ser colocada atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral.

Amamentar deixa o peito caído? – MITO Não há relação entre amamentação e flacidez.

Se você estiver grávida e quiser saber mais alguma dica que ainda não temos aqui no nosso blog, nos escreva que vamos buscar te ajudar. E para você que está planejando a sessão de fotos da sua gestação, conheça nosso portfolio de fotografia de gestante em Belo Horizonte, vai ser uma honra para nós registrar este momento lindo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros