Recomendações Nutricionais para Gestantes

A gestação é um período importante na vida da mulher, por isso é essencial utilizar-se da alimentação natural, ou seja, alimentos orgânicos e sem adição de agrotóxicos. A alimentação deve conter carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. A ingestão desses nutrientes é fundamental para o desenvolvimento do bebê e para manter a boa saúde da mãe.

As necessidades nutricionais de cada gestante variam de acordo com o peso pré-gestacional, estágio da gravidez em que se encontra, nível de atividade física e o aumento do metabolismo basal, não podendo esquecer-se também da composição desse ganho de peso.

O estado nutricional adequado da mãe está associado ao bem estar do feto. Há uma relação entre as reservas de nutrientes da gestante e a formação do bebê, ou seja, se há baixa reserva desses nutrientes, há um maior risco de haver má formação congênita, prematuridade, déficit no desenvolvimento neurocognitivo, ganho de peso e comprimento insuficientes.

Dos nutrientes essenciais, destaca-se o ácido fólico, porque pode prevenir defeitos na formação do tubo neural. E também os minerais, cálcio e ferro, que devem ser consumidos nas quantidades adequadas.

Deve-se consumir de 3 a 4 porções de leite e derivados, 2 a 3 porções de carnes, frutas e vegetais de 3 a 5 porções. A suplementação de vitaminas e minerais deve ser realizada sempre que necessário.

Recomenda-se o acompanhamento com um nutricionista, para ser feito um cardápio individualizado e balanceado.

Ana Carolina C. Pereira

Nutricionista – CRN-MG/11549

Contatos:

anacarol_nutricao@hotmail.com

Fan Page

nutricao para gestantes em bh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros